curta nossa página no facebook

Nosso endereço:

Rua Evangelista de Souza,1761 Santo André-SP

Telefones:

(11) 4458-4502 / (11) 2363-2599

Áreas Exclusivas:

Área do Aluno Área do Cliente

Nossos Serviços


Com o objetivo de informar melhor, temos abaixo uma relação detalhada de todos os serviços que prestamos nas áreas de medicina do trabalho e também normas de segurança do trabalho.

Portanto quaisquer dúvidas, não exite e entre em contato conosco para ter um melhor atendimento.


Informações:

Serviços em Segurança do Trabalho

PPRA, Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais:

O objetivo do PPRA é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

________________________________________


- A.V.C.B (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

O A.V.C.B tornou-se um documento essencial para pequenas, médias e grades empresas, de todos os seguimentos. O A.V.C.B é um documento obrigatório para todo o tipo de alvará, seguro, licença de funcionamento e tramites burocráticos, este documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Estadual 56.819 de 10 de Maio de 2011 e possui um período de validade de acordo com a atividade desenvolvida no imóvel, devendo ser renovado periodicamente.

________________________________________


- LTCAT, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho:

O objetivo do LTCAT é comprovar o exercício do trabalho em condições insalubres ou periculosas, bem como a adoção de medidas preventivas pelas empresas com intuito de eliminar e/ou neutralizar os agentes agressores que podem prejudicar o trabalhador.

________________________________________


- PCMAT, Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção Civil:

O objetivo do PCMAT é garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço.

________________________________________


- CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:

O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ ou neutralizar os mesmos. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa.

________________________________________


- O.S., Ordens de Serviços:

O objetivo da O.S. é transmitir aos colaboradores as orientações necessárias para a execução, com segurança, de suas atividades profissionais em ambiente de trabalho ou fora dele, inclusive as obrigações, conforme as diretrizes da legislação vigente relacionadas com a segurança do trabalho e suas punições em caso de resistência.

________________________________________


- Laudos, Insalubridade e Periculosidade:

Os objetivos dos LAUDOS de insalubridade e/ou periculosidade são atender às exigências das normas regulamentadoras, visando a caracterização da insalubridade e/ou periculosidade no ambiente de trabalho de sua empresa.Os maiores benefícios que a sua empresa terá com o desenvolvimento do laudo de insalubridade / periculosidade são a adequação à legislação vigente e a redução de custos com pagamento de insalubridade e periculosidade.

________________________________________


- PPRPS, Programa de Prevenção de Prensas e similares:

O objetivo do PPRPS é garantir a proteção adequada à saúde e à integridade física dos trabalhadores envolvidos nas diversas formas e etapas no uso das prensas e/ou equipamentos similares.

________________________________________


- PGR, Programa de Gerenciamento dos Riscos:

O objetivo do PGR é Prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas.

________________________________________


MAPA DE RISCO:

O objetivo do MAPA DE RISCO é uma representação gráficas dos riscos presentes no local de trabalho capazes de oferecer danos à saúde à vida do trabalhador. O mapa mostra, sobre a planta baixa do local, circulos correspondentes ao tipo e ao tamanho dos riscos presentes, sendo uma ferramenta essencial para as medidas de segurança e saúde do trabalho de qualquer empresa.

________________________________________


- SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes:

O objetivo da SIPAT é divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a conciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

-NR 05 - CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

-NR 06 - EPI

O curso de EPI – Equipamento de Proteção Individual tem como objetivo orientar e treinar o trabalhador sobre informações básicas do uso do EPI, visando também servir de material didático de apoio para os empregadores atenderem à NR 6 e NR 1.

- NR 10 – (Formação/Reciclagem) Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica. O Curso NR10 básico, OBRIGATÓRIO pelo Ministério do Trabalho e Emprego, abordará os temas dispostos no novo texto da NR 10, composto pela apresentação da norma, riscos elétricos, combate a incêndios e primeiros socorros, tornando o profissional apto a exercer sua função.

- NR 10 SEP – (Formação/Reciclagem) Sistema Elétrico de Potência

Capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica. O Curso nr 10, OBRIGATÓRIO pelo Ministério do Trabalho e Emprego, destinado aos trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, abordando temas como, riscos elétricos, combate a incêndios e primeiros socorros, tornando o profissional apto a exercer sua função.

- NR 10 - Áreas Classificadas

Capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica nos trabalhos realizados em áreas classificadas. O Curso nr 10 foi elaborado para atender a nr 10, item 10.8, subitem, 10.8.8.4 – Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento específico de acordo com risco envolvido.

- NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

A capacitar o trabalhador para operação segura de transportadores e afins; procurando conscientizá-los da importância da prevenção de acidentes de trabalho além de atender a portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

- NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Capacitar o trabalhador para operação segura de máquinas, abrangendo as etapas teórica e prática, afim de permitir habilitação adequada do operador para o trabalho seguro.

- NR 18 - Treinamento para Operadores de Plataforma Elevatória

O curso de Plataforma de Trabalho Elevatória, tem como objetivo o preparo de profissionais para o trabalho em equipamento móvel autopropelido, não dotado de uma estação de trabalho, visando desenvolvimento do trabalho com qualidade e segurança.

- NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

- NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Aperfeiçoar profissionais para atuar na prevenção de acidentes, prevenção contra incêndio e gestão da segurança do trabalho em atividades com inflamáveis e líquidos combustíveis, através de procedimentos específicos, com o objetivo de preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio.

- NR 23 – Brigada de Incêndio

Proporcionar aos alunos, conhecimentos e práticas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de Incêndio, primeiros socorros e abandono de área. Atender a necessidade de trabalhadores e empresários para capacitação e formação de brigadistas de incêndio. Este curso deve ser complementado com a parte prática, de acordo com as características estabelecidas pela NR 23 do MTE.

- NR 33 - Espaço Confinado - Supervisor

O principal objetivo do curso de NR-33 é prevenir a ocorrência de acidentes que possam comprometer a integridade física de colaboradores ou terceiros em trabalhos no interior dos espaços confinados ou até mesmo a proteção local e dos trabalhadores contra os riscos de entrada em espaços confinados.

Entradas em espaços confinados como parte da atividade industrial podem ser feitas por vários motivos. A mais comum é para a realização de serviços de inspeção, reparos, manutenção, pintura, limpeza ou qualquer outra operação cuja característica é não fazer parte da rotina industrial.

- NR 33 - Espaço Confinado- Trabalhador e Vigia (Formação/Reciclagem)

O principal objetivo do curso de NR-33 é prevenir a ocorrência de acidentes que possam comprometer a integridade física de colaboradores ou terceiros em trabalhos no interior dos espaços confinados ou até mesmo à proteção local e dos trabalhadores contra os riscos de entrada em espaços confinados.

Entradas em espaços confinados como parte da atividade industrial podem ser feita por vários motivos. A mais comum é para a realização de serviços de inspeção, reparos, manutenção, pintura, limpeza ou qualquer outra operação cuja característica é não fazer parte da rotina industrial.

- NR 35 - Trabalho em Altura

Capacitar os trabalhadores sobre as medidas de prevenção para realizar trabalhos em altura. Demonstrando todas as técnicas, normas e sistemas de segurança associados a trabalhos em altura; Noções de auto resgate simples de rotinas consciente, a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Serviços em Medicina do Trabalho

PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional:

O objetivo do PCMSO é monitorar por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores; identificando precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

________________________________________


- AET, Análise Ergonômica do Trabalho:

O objetivo do AET é estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

________________________________________


- PPR, Programa de Proteção Respiratória:

O objetivo do PPR é realizar o controle dos riscos respiratórios identificados no PPRA e apresentar as recomendações para minimizar ou neutralizar os agentes.

________________________________________


- PPP, Perfil Perfissográfico Previdenciário:

O objetivo do PPP é fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

É um Documento histórico- laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo.

________________________________________


- PCA, Programa de Conservação Auditiva:

É um conjunto de ações coordenadas que tem por objetivo previnir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais.Por se tratar de um conjunto de ações coordenadas o PCA é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas cujos processos geram o aparecimento de ruídos.

- Admissional

É um Exame Médico simples e obrigatório, que permite comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo colaborador para exercer a função a qual será destinado e também é solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um Colaborador com carteira assinada (CLT). O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT.

- Periódico

São Exames realizados em prazos pré-determinados pelo Medico Coordenador do PCMSO, de acordo com os riscos ocupacionais, no qual cada colaborador está exposto em suas determinadas funções.

A finalidade do exame periódico é investigar se já ocorreram alterações na saúde dos trabalhadores, antes mesmo do aparecimento das manifestações clínicas, possibilitando um tratamento adequado a estas patologias que, até então, poderiam ser desconhecidas ou passar despercebidas pelo próprio trabalhador.

- Mudança de Função

Entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou setor que implique à exposição do trabalhador a riscos diferentes daquele a que estava exposto antes da mudança.

Como o Colaborador estará exposto aos Riscos Ocupacionais diferentes, além do exame clínico, serão feitos exames complementares de acordo com o PCMSO. Tais exames serão pedidos para garantir à empresa contratante que o colaborador poderá (ou não) realizar uma nova atividade laboral (em termos médicos).

- Retorno ao Trabalho

O objetivo desse exame é verificar se o Colaborador está apto para exercer sua antiga função após o afastamento, maior ou menor que 30 (trinta) dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não. Por determinação da NR-07, em seu item 7.4.3.3, esse exame deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho, independentemente do período da ausência.

- Demissional

A obrigatoriedade do Exame Demissional está fundamentada na NR-7, deverá ser realizado até a data da homologação da rescisão contratual (até lá o referido exame deve ser realizado dentro dos 15 (quinze) dias que antecedem o desligamento do trabalhador) desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 (cento e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2 ou 90 (noventa) dias para empresas de grau de risco 3 e 4.

São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico, são eles:

√ Audiometria;

√ Eletrocardiograma;

√ Acuidade Visual;

√ Raio – X Tórax;

√ Glicose;

√ Hemograma Completo;

√ Espirometria;

√ Ácido Mandélico;

√ Ácido Hipírico;

√ Ácido Metil Hipírico;

Entre outros.

Tipo de Exame - Observações

Urina

Urina 1 - Não precisa de Preparo

Ácido Hipúrico - Coletar Urina após jornada de trabalho e refrigerar amostra

Metil Hipúrico - Coletar Urina em frasco estéril após jornada de trabalho com 2 dias de exposição.

Ácido Mandélico - Coleta de Urina 24 horas (sob refrigeração).

Sangue

Carboxihemoglobina - 08 a 12 horas de jejum

Chumbo Sanguíneo - 08 a 12 horas de jejum

Colesterol - 08 a 12 horas de jejum

Gama GT - 08 a 12 horas de jejum

TGO / TGP 08 a 12 horas de jejum

Reticulocitos 08 a 12 horas de jejum

Triglicérides Não precisa jejum

Glicemia 08 a 12 horas de jejum

Hemograma Completo Não precisa jejum

VDRL 04 horas de jejum

Fezes

PPF Trazer material coletado

Coprocultura Trazer material coletado

Unhas

Micológico de Unha

Não lavar as mãos por 08 horas

Não pode estar com esmalte ou bases